Dúvidas?

Não apenas respondemos suas dúvidas.

 

Providenciamos soluções.

Entre em contato

Telefone: (31)3190-0194
contato@degravar.com.br

O Closed Caption (CC) é também conhecido como “legenda oculta”. São os textos que reproduzem na tela da TV o que os apresentadores dos programas estão falando, ou seja, mostra um diálogo de um produto audiovisual.

 

Esse recurso é especialmente usado para ajudar deficientes auditivos a acompanharem os programas transmitidos.

 

O CC não é igual uma legenda de filme, pois ele também indica em palavras os efeitos sonoros, tais como músicas, risadas, entre outros sons.

 

As legendas ficam ocultas até que o usuário do aparelho acione a função na televisão através de um menu ou de uma tecla específica.

 

Além dos programas televisivos, a Degravar também pode legendar reuniões, aulas online, palestras, séries e documentários, propagandas e outros eventos.

 

Para programas ao vivo, existem dois sistemas bastante conhecidos no mundo da televisão. O primeiro é chamado de estenotipia informatizada, utilizada pelas maiores emissoras do Brasil, com as falas dos apresentadores ou personagens digitadas de forma muito veloz.

Mas, e se o programa for gravado? Não tem problema! O Closed Caption será produzido da mesma forma, como se o programa gravado fosse ao vivo.

 

A segunda forma de fazer as legendas ocultas é o reconhecimento por fala, quando uma pessoa em uma sala fechada ouve o conteúdo da televisão e o fala para um programa de computador responsável por digitar o conteúdo. Este sistema é de custo mais baixo e muito utilizado por retransmissoras, emissoras menores e alternativas.

Por que usar closed caption?

Acessibilidade

Sem dúvida, a razão e o benefício mais importante de adicionar legendas ao seu conteúdo de vídeo é aumentar sua acessibilidade.

Amplie o alcance

Vivemos em um mundo globalizado e não é irracional supor que nem todos que assistem ao seu conteúdo são falantes nativos da língua portuguesa.

Indexação para SEO

Rastreadores da Web utilizam as informações de legenda oculta para indexar o conteúdo do seu vídeo, algo que contribui para conquistar o cobiçado primeiro lugar nas pesquisas do Google.

Aumenta o tempo de exibição

Vídeos legendados recebem 40% mais visualizações do que vídeos sem legenda . Espectadores tem 80% mais chances de assistir a um vídeo até a conclusão quando as legendas estão disponíveis.

Perguntas frequentes sobre closed caption

As legendas ocultas são uma versão em texto da parte falada de uma apresentação de televisão, filme ou computador . As legendas ocultas foram desenvolvidas para ajudar pessoas com deficiência auditiva, mas são úteis para diversas situações.

As legendas ocultas são criadas para permitir que pessoas surdas e com deficiência auditiva assistam ao vídeo, de modo que incluam sons de fundo e alterações de alto-falante. As legendas assumem que o espectador ouve o áudio e, como resultado, não contêm os sons de fundo ou notificações para alterações de alto-falante.

O termo “fechado” (closed) indica que as legendas não são visíveis até serem ativadas pelo visualizador, geralmente via controle remoto ou opção de menu. 

Você pode ver o símbolo ‘CC’ para legendas ocultas ou o símbolo ‘OC’ para legendas abertas em guias de programas de TV, DVDs e guias de sessões de cinema acessíveis. A legendagem difere da ‘legenda’, que é a tradução para outro idioma, apresentada como texto na tela.

As legendas abertas — semelhantes às legendas — aparecem na tela e não podem ser desativadas , enquanto as legendas ocultas são exibidas em dispositivos eletrônicos que os clientes devem solicitar.

Quando você deve usar legendas abertas? As legendas abertas devem ser usadas sempre que você não tiver o controle de um recurso de legenda oculta . Em sites, por exemplo, alguns serviços de hospedagem não oferecem uma opção de legenda oculta, tornando necessário codificar legendas para o arquivo de vídeo.

As legendas devem estar livres de erros ortográficos e gramaticais, usar pontuação e capitalização apropriadas , tempo verbal correto e formas adequadas no singular ou plural.

O objetivo principal das legendas é fornecer ao público surdo e com deficiência auditiva para obter uma compreensão clara não apenas do diálogo, mas dos sons ao redor , como risos, latidos de cães, música, etc.