Dúvidas?

Não respondemos perguntas.

Providenciamos soluções.

Entre em contato

Telefone: (31)3190-0194
contato@degravar.com.br

A audiodescrição é uma ferramenta muito poderosa e essencial para trazer alunos cegos para a sala de aula regular.

Seu uso em ambiente escolar pode ser uma estratégia muito eficaz para influenciar o engajamento e a memória em alunos cegos e videntes.

 

Quando bem projetado e alinhado com os objetivos de aprendizagem estabelecidos, a audiodescrição é altamente benéfico para alunos com deficiência visual, proporcionando:

Saber mais sobre o mundo visual; melhor compreensão do material audiovisual; independência e eliminação de acompanhantes para ensinar conteúdos visuais a alunos cegos; conexão social; igualdade com os videntes.

 

Como você pode ver, não há dúvida de que incorporar audiodescrições no cotidiano escolar de alunos com deficiência visual (cegos e com baixa visão) é uma ponte entre aprender e ser excluído.

A audiodescrição também é útil para alunos que são capazes de ver

Novos estímulos

Os indivíduos são estimulados a processar novas informações

Contribui no processo de aprendizagem

Possibilita que todos os alunos tenham ganhos significativos no processo de aprendizagem

Contribui no aumento da percepção visual

Descrições detalhadas que passam facilmente despercebidas em várias situações ajudam a aumentar a percepção visual

Contribui na inclusão social

Muito promissor para alunos no espectro do autismo com dificuldade em reconhecer sinais emocionais, (aspectos que podem ser cuidadosamente abordados na AD)

Perguntas frequentes sobre audiodescrição

A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida viver de forma independente. Assim, o indivíduo pode exercer seus direitos de cidadania e de participação social, com maior qualidade de vida e de forma igualitária.

A audiodescrição é um modo de acessibilidade às pessoas com deficiência visual quanto aos conteúdos audiovisuais. Ela se resume em descrever as imagens apresentadas pelos filmes, programas de TV e filmes publicitários, auxiliando a pessoa com deficiência a ter uma experiência completa.

Atualmente no Brasil 6,5 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual, sendo que 506 mil delas têm perda total da visão. Já os deficientes auditivos totalizam aproximadamente 10 milhões de indivíduos no país.

É um recurso que torna filmes e peças de teatro acessíveis para pessoas com deficiência visual por meio da tradução das imagens em palavras.

Para ativar o recurso de audiodescrição na sua TV é preciso que ela receba o sinal digital na sua casa, depois disso, aperte a tecla “SAP” onde podemos trocar o canal de áudio: do “português” para o “português com audiodescrição”.

A audiodescrição (AD) é uma tecnologia assistiva pensada, inicialmente, para pessoas com Deficiência Visual. Entretanto, já está sendo utilizada também para outros públicos, a exemplo das pessoas com Síndrome de Down ou disléxicos.