Dúvidas?

Não respondemos perguntas.

 

Providenciamos soluções.

Entre em contato

Telefone: (31)3190-0194
contato@degravar.com.br

É a modificação do formato das informações, ou seja, transcrever todo o conteúdo oral de um arquivo de áudio ou vídeo, realizada de forma fiel e integral, e o discurso é registrado exatamente como foi dito, o que evita questões de ordem levantadas, no caso dos tribunais de justiça, pelas partes, seja pelo réu ou testemunha.

Aqui, é necessário que tudo o que foi dito seja transcrito. Todos os aspectos da fala devem ser reproduzidos com fidelidade, incluindo as peculiaridades como murmúrios e vícios de fala, como “né” e “uhum”.

 

Essa transcrição é um pouco mais trabalhosa, principalmente para quem precisa interpretá-la, já que não é feito nenhum tipo de correção. Entretanto, todo o trabalho compensa pelo grau de honestidade do material final.

 

A transcrição literal é indicada para entrevistas em que reproduzir sua essência é fundamental, um exemplo são trabalhos que envolvem a psicologia, nos quais se deve destacar as emoções para ter um parecer fundamentado.

Ao contrário da 1ª, nesta não é crucial reproduzir todos os aspectos da fala. Então, as ocorrências que são entendidas como irrelevantes podem ser omitidas, visto que elas não atrapalham o contexto do interlocutor.

 

Situações com zunidos, expressões de concordância — como “é” e “certo” — e manias de final de fala — como “né?”, e “entendeu?” — podem ser retiradas.

 

Da mesma forma são tratadas repetições e oscilações que não afetam em nada o contexto do conteúdo.

A última das transcrições é bem complexa porque exige do transcritor grande habilidade com a gramática, ele precisa não apenas transcrever, mas também corrigir os erros de concordância, tanto nominais quanto ortográficos e verbais.

 

Além desse conhecimento, ele deverá ser bom de interpretação para realizar as alterações necessárias a fim de melhorar o texto sem perder a coerência do que foi dito.

 

O uso desse tipo de transcrição funciona muito bem para universidades e também para atas de reuniões ou quando o conteúdo se tornará um documento.

Benefícios de fazer uma transcrição

Facilidade para fazer registros

No texto transcrito, é fácil encontrar e apontar o interlocutor para colocar em seu registro.

Acesso mais rápido

As transcrições de áudio ou vídeo também são muito úteis para quem acessa a internet em conexões lentas.

Reutilizável

Outra grande vantagem da transcrição de áudio é que você pode reutilizá-la em diversas mídias, como blogs, jornais, infográficos, etc.

Acessibilidade

É mais fácil verificar a estrutura de cada palavra e a estrutura das frases na transcrição do que no conteúdo do vídeo ou áudio. Esse é um benefício que vale até para pessoas que não são deficientes visuais.

Perguntas frequentes sobre transcrição

É todo conteúdo falado de um vídeo ou áudio transformado em texto.

Reuniões, entrevistas, audiências, palestras, escutas telefônicas, eventos…

Equipe de transcritores qualificados e especializados em áudios e vários idiomas fazem o processo de transcrição, após o processo o texto é minuciosamente revisado por nossa equipe e entregue ao cliente.

Utilizamos uma plataforma própria para envio de arquivos. Nossa plataforma é segura e sem limite de tamanho de envio de arquivo.

Em média, cerca de 15 dias. Contudo, esse prazo poderá variar em função do tipo de documento, exigências ou até mesmo, em razão do volume de solicitações.

Uma transcriçåo verbatim ou ipsis litteris captura absolutamente todas as palavras na gravação de áudio e as inclui no texto final. Isso significa que esse estilo de transcrição inclui quebras de fala, erros gramaticais, interjeições e gaguejadas.

Não, já testamos muitos deles – tantos até que desistimos, pois todos estavam muito aquém daquilo que pode ser esperado de uma transcrição de áudio profissional.

Degravação seria a mesma coisa que uma transcrição, com a única diferença de ter sido realizada por um servidor público, quem acrescentaria a “fé pública”, ou seja, o material transcrito seria reconhecido como um documento legítimo e insuspeito.